A força-tarefa que vistoria estabelecimentos denunciados por descumprimento das medidas de prevenção à covid-19 em Caxias do Sul realizou a primeira fiscalização entre a noite de sábado (20) e a madrugada deste domingo (21) após aumento do rigor de restrições determinadas pelo governo do Estado. Três bares verificados foram autuados e multados em R$ 1.808,50 por desrespeitarem a suspensão geral de atividades entre 22h e 5h e ou aglomeração de público. Os estabelecimentos ficavam em Galópolis, no Centr e no loteamento Vitória, sendo que os dois últimos também não possuíam alvará de funcionamento e por isso foram interditados. Ao todo, três estabelecimentos foram fechados — o outro no loteamento Conceição.
O secretário municipal de Urbanismo, João Uez, comenta que muitas das denúncias que chegam não são de responsabilidade da pasta.
— Tem muitas denúncias que chegam, mas são casos de aglomeração em residências, mas isso cabe à Brigada Militar e não á secretaria. À secretaria são só estabelecimentos irregulares — explica.
A vistoria ocorreu das 22h às 2h30min. Participaram da operação, além da Secretaria do Urbanismo, Brigada Militar e Guarda Municipal.
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h15, a comunidade denuncia o descumprimento das regras pelo Alô Caxias, telefone 156. À noite e nos finais de semana, a população pode denunciar via o número WhatsApp 98418 7594 (apenas mensagens). A comunidade também pode ligar para o 150 ou preencher o formulário eletrônico Vigilância do Cidadão. Denúncias sobre festas particulares com mais de 10 pessoas devem ser feitas a Brigada Militar (BM) pelo 190.
Apesar de ser classificada como bandeira preta no mapa preliminar do Estado, Caxias do Sul ainda está sob o regramento da bandeira laranja. Nesta segunda-feira (22), o governo confirmará a atualização do mapa , quando serão analisados os recursos e contestações dos municípios e regiões. Ainda assim, o decreto 55.764 , do governo do Estado, sobrepõe o regramento das bandeiras e passou a valer desde o último sábado.
Vistoria
- 8 locais vistoriados
- 3 estabelecimentos fechados
- 3 utos de infração e multas emitidas
- 2 autos de interdição emitidos 2
- Três autos de infração por falta de alvará emitidos