O dia de sol e temperatura amena levou muitas pessoas a aproveitarem as áreas de lazer da de Caxias do Sul. O Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos) no Centro era o que tinha mais frequentadores na tarde deste sábado (20). Mesmo assim, o movimento foi tranquilo, com pessoas aproveitando as pistas de caminhada, corrida e ciclismo e os espaços próprios para se exercitar, jogar e para as crianças brincarem. Também houve quem buscou a sombra das árvores para relaxar e bater papo.
No Jardim Botânico, no bairro Nossa Senhora de Fátima, o movimento foi bem menor. Era possível contar as pessoas que estavam no local. O portão, que ficou aberto durante maior parte do dia, foi fechado no final da tarde e não deve reabrir nos próximos dias. Mesmo assim, as pessoas ainda entravam e saíam por um acesso aberto junto à cerca.
Depois de uma conversa entre o secretário municipal do Urbanismo, João Uez, e o de Meio Ambiente, no começo da tarde, a decisão foi de fechar o Jardim Botânico novamente. O parque tinha sido reaberto após decreto de 5 de fevereiro. Mas, diante do agravamento do quadro de disseminação do coronavírus e da restrição de uso dos parques determinada em decreto municipal neste sábado, a opção foi pelo fechamento.
O Ecoparque, que nem chegou a reabrir em função de danos causados por vândalos, segue fechado. Já o Parque Cinquentenário permanecerá aberto, também somente para caminhadas e corridas. Em qualquer das áreas de lazer, a permanência está proibida, assim como o uso das academias ao ar livre e as pracinhas de brinquedos. A determinação independe da cor da bandeira que o município se encontre.