O primeiro mês de 2021 sequer chegou ao fim e quatro focos do mosquito transmissor da dengue já foram detectados em Caxias do Sul. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o caso mais recente foi registrado no bairro Desvio Rizzo, com foco detectado na terça-feira (19). Os demais foram identificados nos bairros Santa Fé (um foco) e Bela Vista (dois focos).
Ainda de acordo com a prefeitura, no caso do Desvio Rizzo, o mosquito foi capturado pelos agentes de endemias em uma floricultura, durante uma fiscalização de rotina. Esse tipo de estabelecimento é considerado estratégico pela vigilância, que monitora 225 pontos, incluindo cemitérios, borracharias, ferros-velhos, dentre outros, que têm mais probabilidade de formação de focos do Aedes aegypti.
Os focos encontrados neste ano em Caxias do Sul são um alerta, principalmente durante o verão, já que a proliferação do mosquito aumenta em virtude das temperaturas mais altas. Além do agravamento sazonal, o contexto de pandemia também têm impactado no monitoramento realizado por equipes ligadas à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
— Algumas pessoas não querem receber a equipe de inspeção por medo de contágio por coronavírus, Isso acaba tornando esse processo um pouco mais lento — afirma a coordenadora Luciana Menegotto.
O Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Dicas de prevenção contra a dengue:
:: Troque a água dos animais de estimação ao menos uma vez ao dia
:: Evite usar vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
:: Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
:: Mantenha lixeiras tampadas;
:: Mantenha a caixa de água fechada;
:: Caso use as caixas para captar água da chuva, feche com telas ou mantenha tampada em dias de tempo firme;
:: Limpe as calhas;
:: Trate a água de piscinas com cloro e limpe-a uma vez por semana;
:: Não acumule lixo.