A prefeitura de Caxias irá reforçar a fiscalização a estabelecimentos e pessoas que descumprirem regras de prevenção ao contágio de coronavírus a partir desta semana, quando Caxias e região cumprem regras de bandeira vermelha para conter o coronavírus. Para isso, a fiscalização da Secretaria de Urbanismo contará com auxílio das equipes da pasta de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, além de apoio da Brigada Militar. O diretor do setor de fiscalização da secretaria de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, afirmou, em entrevista à rádio Gaúcha Serra na manhã desta quarta-feira (2), que a prefeitura recebeu mais de 6,8 mil denúncias de descumprimento das regras desde o início do ano.
— É um número absurdamente alto. A fiscalização conta com 14 pessoas, mas muitas ficaram afastadas em vários momentos. É humanamente impossível conferir todas as denúncias. Sabemos que a fiscalização sozinha não vai fazer com que a situação se reverta. Por isso, digo que o maior fiscal é a população. Ele mesmo, o cidadão, tem que cumprir o que está disposto no decreto — disse.
As denúncias são recebidas pela prefeitura pelo número 156, do Alô Caxias. Conforme Lazarotto, um e-mail deverá ser lançado ainda nesta quarta-feira (2) para que informações de desrespeito às regras sejam encaminhadas também aos finais de semana para a equipe. Na terça-feira, a prefeitura divulgou que as multas poderão chegar a R$ 35 mil a estabelecimentos, além de possibilidade de notificação e cassação do alvará. A multa para pessoas flagradas sem máscara será de quase R$ 700.
— Aplicamos multa por conta da falta do uso de máscara e uso de bebida alcóolica em espaço público. Essas pessoas são notificadas e a multa é lançada no cadastro pessoal que há na prefeitura. Caso não seja paga, no momento em que a pessoa precisar de algum serviço da prefeitura, por exemplo, um concurso público, não conseguirá fazer até que quite a dívida — disse.
Ouça e entrevista na íntegra: