A prefeitura de Caxias do Sul recebeu 30 respiradores do Ministério da Saúde para auxiliar no enfrentamento da pandemia da covid-19. Os equipamentos foram entregues na tarde desta sexta-feira e estão armazenados no almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo o titular da pasta, Jorge Olavo Hanh Castro, os respiradores servirão, por ora, como reserva técnica em caso de problemas com os equipamentos que já estão em funcionamento nos hospitais.
De acordo como secretário, o maior empecilho para abertura de leitos de UTI utilizando os respiradores seria a contratação de mão de obra especializada para atendimento. No entanto, segundo Castro, o entendimento da prefeitura é de que os 81 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) são capazes de atender a demanda, mesmo em caso de piora da ocupação de leitos.
— Embora a ocupação esteja alta, a perspectiva é que os leitos atuais consigam absorver as internações, inclusive com uma previsão de piora, o que pode acontecer após as festas de fim de ano.