Há histórias inspiradoras em meio ao Natal pandêmico de 2020, como a do caxiense Edson Joarez dos Santos, 54 anos. Ele é um dos 16.935 moradores da cidade que contraíram a covid-19 e hoje são considerados recuperados. Mais do que a superação da doença, que veio após 50 dias de internação em unidade de terapia intensiva, o fim de ano trouxe para ele outra notícia positiva, que é também a realização de um sonho: quando o pequeno Benjamin chegar, ele será avô pela primeira vez.
Edson teve o diagnóstico para covid-19 em outubro, após uma viagem para visitar a namorada, Eloíza Lemes, 54, em Chapecó. Ela conta que o profissional autônomo e pastor evangélico dirigiu até a cidade do Oeste Catarinense e, quando relatou cansaço, imaginou que fosse reflexo das longas horas na estrada.
— Ele foi piorando e compramos um remédio para gripe. No domingo, ele teimou que precisava voltar. Eu não queria que ele voltasse sem consultar um médico, mas ele foi. No que chegou em casa, foi direto pro hospital e não saiu mais — relata Eloiza.
Até então o ano do autônomo já não vinha sendo fácil. Um mês antes de contrair a covid-19, Edson finalmente soube que estava recuperado de um câncer do tipo melanoma.
— Foram dias muito difíceis. Ele precisou de hemodiálise, ficou muitos dias entubado. O estado dele era gravíssimo. É um verdadeiro milagre — conta Débora Ávila, uma das filhas do paciente.
A irmã de Débora, Lilian Ávila dos Santos Knaak, 36, foi a responsável pela realização do sonho de Edson. Em uma chamada de vídeo quando ele ainda estava internado da UTI do Hospital Virvi Ramos, Lilian contou ao pai que estava grávida.
— Era o sonho dele ser avô. Ele sempre nos dizia. Então, quando descobri na última semana, fiz questão de contar, porque sabia que isso iria fortalecer ele ainda mais para superar esse momento — afirma a futura mamãe.
Edson foi transferido na segunda-feira (21) para o setor clínico. Ele deixou a UTI carregando um cartaz que dizia ‘Eu venci o Covid. Vou ser Vovô coruja. Benjamim, te aguardo!’. Agora, Edson e a família vivem a expectativa da alta hospitalar, que deve acontecer nos próximos dias.
Além da corrente de orações formada com amigos e pastores de todo Brasil e até do exterior, a família atribui a recuperação de Edson ao cuidado e dedicação da equipe do Virvi Ramos.
— Gostaria de agradecer muito toda equipe do Hospital Virvi Ramos. Todos sempre foram muito atenciosos, nos explicavam tudo nos mínimos detalhes. Ele teve um atendimento especial que fez a diferença na recuperação dele. Hoje, agradeço que ele tenha voltado — afirma a namorada Eloiza.
*Com informações da assessoria de imprensa do Hospital Virvi Ramos