Com a chegada da instabilidade na região desde a noite de quarta-feira (25), além de chuvas, as cidades da Serra registraram ventos fortes e temporais, o que motivou a falta de energia elétrica em vários locais. Em Caxias do Sul, duas localidades ficaram mais de 30 horas sem luz.
Em Vila Cristina, cerca de 60 famílias ficaram desabastecidas desde por volta das 22h de quarta até às 7h desta sexta. Já na localidade de Boca da Serra, na região de Vila Seca, as 30 residências enfrentaram a falta de luz por mais de 36 horas: das 21h de quarta às 11h50min desta sexta-feira.
Leia mais
Temporal na noite de quarta-feira causa estragos em municípios da Serra
Instabilidade se aproxima da Serra e deve amenizar calorão dos últimos dias
A moradora do distrito de Vila Cristina, Elisete Silva, 52 anos, relatou que foram muitas ligações à Rio Grande Energia (RGE), companhia responsável pela distribuição na Serra - foram 32 horas sem energia elétrica. Já Marco Marchiori, militar da reserva, 58 anos, que mora em Boca da Serra, comentou que se tratava de um reparo simples na avaliação dele, pois não envolve queda de poste ou queima de transformador, que necessitam de serviços mais demorados. Conforme Marchiori, a falta de energia é recorrente na comunidade. Ele, inclusive, pensa em investir na compra de um gerador.
– Depois do vento e da chuva, por volta das 21h de quarta apagou a luz de todos. Aqui são duas linhas, uma que vem de Boca da Serra e a outra da Rota do Sol. As duas ficaram sem energia, a outra foi consertada logo, na madrugada ainda, e a nossa não. O serviço é simples, são três chaves, chamadas de "facas", e duas desarmaram, é só chegar ali e empurrar, demora 10 minutos. Consertaram a do lado e a nossa não – relata Marchiori, que fez inúmeras ligações, assim como os outros moradores.
Apenas Marco fez sete pedidos de reparo. Conforme ele, outros vizinhos realizaram ainda mais ligações à RGE. Foram diversas prorrogações do conserto: a última estava marcada para as 13h desta sexta-feira. Por volta do meio-dia, a energia foi religada. A maioria dos moradores fez contato telefônico com a concessionária. Alguns também fizeram pedidos por meio do aplicativo.
Em nota, a RGE diz que devido ao temporal dos últimos dias foram registrados danos na rede elétrica que abastece a região. Conforme a concessionária, equipes já estavam direcionadas para o atendimento no local. A RGE salientou que o fornecimento da energia elétrica seria retomado assim que os reparos fossem concluídos.