Os idosos de Caxias do Sul que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) contam, desde a última sexta-feira (13), com uma nova plataforma de atendimento em casos de coronavírus. Se eles forem diagnosticados com covid-19 ou estiverem com sintomas da doença serão monitorados e acompanhados pelo serviço de telemedicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
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O contrato, assinado na sexta, prevê o telemonitoramento de 900 pacientes por trimestre, sendo 300 por mês, num investimento de mais de R$ 80 mil. O serviço já está apto a começar e será executado pelo Centro Clínico da UCS.
O secretário de Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, explica que o convênio surgiu da necessidade de um monitoramento melhor de casos envolvendo idosos:
— A finalidade do convênio é identificar precocemente os casos que não estão evoluindo bem, em que os idosos não estão melhorando. Em caso de suspeita ou diagnóstico confirmado da doença eles serão monitorados.
O serviço está disponível tanto para os idosos que estão em casas asilares quanto para os que vivem em suas residências. Quem determina a necessidade de acompanhamento é a equipe da Vigilância Sanitária.
— Se a equipe de telemedicina notar qualquer alteração, o Samu será acionado e irá até o asilo ou à casa do idoso para identificar o estado de saúde — afirma o secretário.
Telemedicina
A telemedicina se tornou um aliada no combate à pandemia do coronavírus. Em Caxias do Sul, a comunidade passou a contar com profissionais do Centro de Saúde Digital da Universidade de Caxias do Sul (UCS) como reforço no atendimento ainda em abril. O espaço foi inaugurado no final de março e está estruturado para prestar serviços de saúde por atendimento remoto. Sem custo para o paciente e realizado de forma voluntária por profissionais da área da saúde da UCS, o teleatendimento também é destinado às pessoas que buscam informações sobre a covid-19.
Basta acessar por meio de telefone celular ou do computador o site do Centro de Saúde e preencher um cadastro de identificação. Após o preenchimento, o paciente será encaminhado para uma sala de espera virtual para aguardar o atendimento. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 9h às 16h. A estimativa é atender a uma média de 40 a 50 pacientes por dia.