A campanha de vacinação contra a poliomelite já atingiu 67% da meta em Caxias do Sul, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Até a última sexta-feira (06), 14.640 crianças de até 5 anos incompletos já haviam recebido a dose. Desse modo, faltam ser vacinadas mais de 7 mil crianças, pois conforme a meta de 95%, de acordo com dados do IBGE devem receber a imunização cerca de 22 mil crianças caxienses. Os postos dos bairros, Eldorado (989 vacinas aplicadas), Desvio Rizzo (792) e Planalto Rio Branco (532), foram os que mais imunizaram.
Leia mais
Campanha de vacinação contra a pólio é prorrogada até 21 de novembro
Quase 7 mil crianças e adolescentes comparecem ao Dia "D" de vacinação
A pediatra do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, Maria Ignez Bertelli, destaca que com a prorrogação até o dia 21 de novembro, acredita-se que Caxias do Sul vai atingir a meta de vacinação do público-alvo da campanha contra a pólio, que são crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
— Falta bem menos do que faltava antes, então, acreditamos que com mais esse período e o dia D, 21 de novembro, vamos chegar ao resultado esperado. Estamos nos esforçando para isso.
A imunização é disponibilizada nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de forma gratuita. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. De acordo com a pediatra Maria Ignez, é preciso muito atenção neste momento.
— Entendemos que se não cuidarmos da nossa população infantil, de mantê-la protegida com as vacinas adequadas, a gente corre o risco de um retorno dessas doenças, como aconteceu com o sarampo. Importante que pensemos nisso, nesta responsabilidade e neste direito das crianças. Pedimos que os responsáveis levem essas crianças e adolescentes para que coloquem essas vacinas em dia e principalmente, as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que façam a vacina oral contra a poliomielite, por meio das gotinhas —coloca.
A vacinação contra a poliomielite tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença, erradicada no Brasil. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses aos dois, quatro e seis meses, e dois reforços aos 15 meses e aos quatro anos. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Mônica Renosto, explica que, mesmo aquelas com o esquema completo, recebem uma dose no período da campanha.
Campanha de multivacinação
Paralelo à campanha contra paralisia infantil, ocorre a multivacinação, que tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população de até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Até o momento, 12.934 crianças e adolescentes receberam alguma dose atrasada. Por ser uma estratégia de atualização de esquemas em atraso, não se trabalha com metas porém, a população dessa faixa etária em Caxias do Sul é de 96.764.
— Temos percebido que entre os que comparecem para a atualização de carteira de vacinação, 50% necessitaram atualizaram alguma vacina. Então, veja quantas crianças e adolescentes devem ter vacinas em atraso para serem atualizadas — afirma Maria Ignez.
Dia D
O Dia D de imunização contra a pólio será em 21 de novembro. Conforme a pediatra, além das UBS's, quatro pontos estratégicos estarão abertos para imunizar as crianças contra a poliomielite. Estruturas serão montadas no Parque dos Macaquinhos, na Praça do Trem, na Lagoa do Rizzo e na Praça Dante Alighieri.
Segundo Maria Ignez, os pontos serão em áreas abertas a fim de garantir todos os cuidados. O funcionamento será das 8h às 17h e em caso de chuva, não haverá imunização nas áreas externas. Vale destacar que nesses pontos será oferecida apenas a vacina contra a poliomielite (gotinha), já a multivacinação, será realizada somente nos postos de saúde.
Leia também
Conheça o jovem de 33 anos reeleito para liderar um dos principais polos produtivos da Serra
Fenakiwi vai voltar a ser realizada no inverno em Farroupilha
Técnico do KTO/Caxias Basquete é o convidado do Show dos Esportes desta segunda-feira