Com a proximidade do verão, os moradores da Serra irão se deslocar cada vez com mais frequência para as praias gaúchas. Em Arroio do Sal, um dos principais destinos dos veranistas da Serra, a alta temporada significa lotação máxima na rede hoteleira e aquece a economia. O mesmo acontece em Torres, considerada uma das praias mais bonitas do RS. A cidade, inclusive, estava habituada a receber veranistas de outras praias para prestigiar a queima de fogos de artifício na virada do ano.
Cerca de 2,5 milhões de turistas ocuparam o litoral durante o verão de 2019/2020. A expectativa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Shrbs-LN) para este veraneio é chegar a 3 milhões. Antes motivo de comemoração, a projeção em meio à pandemia de coronavírus agora assusta. Ao mesmo tempo em que o número anima, há receio tanto do poder público, do comércio e serviços, quanto da população de que os números aumentem no litoral com a intensa circulação e possíveis aglomerações.
Leia mais
Arroio do Sal e Torres se preparam para receber veranistas em meio à pandemia
Feriado movimenta comércio e serviços em Arroio do Sal
Praias movimentadas deixam Torres e Arroio do Sal otimistas com o turismo e preocupados com o contágio
Feriadão: confira condições das rodovias entre a Serra e o Litoral Norte
Para alertar os veranistas a prefeitura de Torres tem promovido barreiras sanitárias, principalmente, nos feriados, como a que foi realizada no final de semana e a que será realizada no Dia de Finados, no cemitério do município, e ações de conscientização na cidade. Também tem sido feitas fiscalizações e ações de prevenção sanitária em bares, comércio e em áreas relacionadas a atendimento de saúde como: teleagendamento, distanciamento local, testes rápidos de PCR e sorologia, quando indicado pelo médico.
A Secretária Municipal de Saúde Interina, Helvia Sanae Mano, afirma que esse é o momento para reiterar as medidas de proteção.
— Temos que manter o monitoramento e as medidas com o respaldo dos Decretos Municipal e Estadual, para que as regras sejam cumpridas por todos e utilizando o bom senso. Reitera-se a importância da responsabilidade da população no cumprimento das medidas sanitárias quanto ao distanciamento físico e uso de máscaras.
Ela ressalta ainda que os casos de covid-19 no município estão controlados:
— Não há sinais de surto do vírus. Temos a estrutura do Centro de Triagem, o hospital e o Pronto Atendimento para atender a população local e veranistas — garante.
Indefinição
As cidades não confirmam festa com shows e fogos para o final do ano, já que é necessário evitar aglomerações. Ainda não está definido sequer se terão atividades beira-mar. Outro ponto é como lidar com a pandemia em meio ao verão. Assim como moradores e representantes do comércio e serviços de Arroio do Sal, o vice-prefeito de Arroio do Sal, Adilson Vargas, ressalta que há incerteza por conta da pandemia.
— Os números voltaram a aumentar no mundo todo e aqui não é diferente e nós não sabemos exatamente a atitude das pessoas em relação a deslocamentos. A julgar pelo ano corrente poderemos sim ter um aumento substancial porque o movimento de inverno em Arroio do Sal foi o equivalente ao verão, como em todo litoral _ diz Vargas.
O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, Fernando Néry, ressalta que o número de casos está estabilizado na cidade, sendo que o município segue na faixa de 60 casos ativos.
— Estamos estabilizados e esperamos manter os protocolos. Sabemos que quanto mais gente visitando a cidade cresce a dificuldade de controlar e policiar essas pessoas. Como secretário de Turismo, claro que eu quero que a atividade econômica volte, mas também me preocupo com a covid, e mesmo assim precisamos dessa retomada. Percebemos que mesmo com restrições as pessoas acabam não respeitando e quem respeita é prejudicado. É uma situação adversa e complicada.
Sem hospital, Arroio do Sal conta com Central Covid 24h
Em Arroio do Sal, o município implantou um Centro de Triagem de Síndromes Gripais 24h. Essa central fica ao lado do Plantão de Urgência e Emergência 24h. O pico da doença na cidade, segundo o secretário de Saúde Diego Feldmann de Vargas foi entre julho e agosto. Ao longo do ano tem sido realizadas ações de prevenção como barreiras sanitárias, aferição de temperaturas nas entradas da cidade e em diversos pontos diferentes. Ele ressalta que os feriados e o veraneio são motivo de apreensão:
— Temos preocupação com os feriados e a migração das pessoas para o verão, vamos continuar com a Central Covid no veraneio. E depois desse feriado vamos intensificar a desinfecção da cidade em postos de saúde, parques e praças. Usamos quaternário de amônia, principalmente em áreas onde tem mais movimento.
Para ele é preciso conscientização dos veranistas.
— As pessoas deixaram de usar a máscara e isso é complicado, é muito perigoso. Temos visto isso no litoral inteiro e então vamos lançar outra campanha mais incisiva para o uso da máscara. Também vamos distribuir máscaras para quem estiver sem, que possa ter esquecido ou não se dê conta da importância de usar a proteção. As pessoas têm que entender que o uso não é opcional — destaca.
Ele afirma que a cidade tem buscado parcerias para ampliar leitos:
— Temos aumento significativo de pessoas que descem a Serra de novembro até final de fevereiro. Nós não temos um hospital, a nossa referencia é o Hospital de Torres e temos na região poucos leitos específicos para o coronavírus. Estamos trabalhando para buscar a ampliação dos leitos. Conseguimos ampliar no Hospital de Tramandaí com uma parceria e está se estudando outra ampliação.
Feldmann finaliza:
— A situação nos deixa apreensivo. A expectativa é que seja um verão conturbado e a gente sabe disso. O que nos resta é investir em prevenção porque as regras foram afrouxadas por parte da população. Depois da eleição vamos dobrar as equipes de saúde para circular pela cidade e trabalhar em conscientização.
Em caso de sintomas
Torres
Em caso de sintomas o veranista deve ligar para o telefone (51) 36269150 ramal 490. Há profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem à disposição 24h para prestar informações. Ele também pode se deslocar direto para o Centro de Triagem, que fica na Rua Firmino Paim, próximo a emergência do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.
Depois da avaliação da equipe, conforme a gravidade a pessoa é encaminhada ao hospital de referência ou para o pronto atendimento ou é liberada com orientações para tratamento da covid-19 em isolamento.
Arroio do Sal
Em caso de sintomas a pessoa deve se dirigir ao Pronto Atendimento 24h. É lá que tem a sessão tiragem de síndromes gripais. O espaço fica na Rua Ademar Dias Valim, sem número, no final da rua.