A expansão do empreendimento que tinha Vinícius Zorzanello, 43 anos, e Adriana Koetz Zorzanello, 41, como sócios-proprietários foi o que motivou a ida do casal gramadense até Atlântida, no Litoral, no final da manhã de quarta-feira (25). De acordo com Felipe Peccin, 42, amigo próximo dos dois, eles passariam a temporada gerenciando o Toro Atlântida, primeira filial do Toro Gramado (bar e restaurante), que tinha inauguração prevista para a primeira semana de dezembro.
Ainda antes de chegarem ao destino da viagem, porém, no km 10 da freeway, em Osório, eles morreram em um acidente de trânsito. A CR-V Honda em que eles estavam se envolveu na colisão com um caminhão carregado de botijões de gás, que chegaram a pegar fogo. O condutor do caminhão, Antônio Colombo, 64, também morreu no acidente.
— Eles estavam indo fazer os últimos retoques para abertura da unidade que seria a primeira fora de Gramado. O que nos conforta é que estavam no auge da felicidade porque estavam conquistando algo que queriam muito — afirma Peccin.
De acordo com o amigo, Vini, como era mais conhecido, trabalhou na empresa de turismo do pai, se formou em jornalismo — chegou a trabalhar como âncora de telejornal —, mas há pelo menos quatro anos dedicava-se ao empreendimento em Gramado. Ele era responsável pelo menu, desempenhando a função de chef de cozinha, além de dedicar-se ao relacionamento com os frequentadores do bar e restaurante, onde ocorriam shows de jazz e blues ao vivo.
— O Vini sempre teve esse sonho, eu brinco que ele era um chef enrustido porque ele sempre ia pra cozinha e preparava pratos incríveis pra gente — lembra o amigo, que disse ter convivido "desde sempre" com o casal.
Adriana, carinhosamente chamada de Nana, formou-se em psicologia e no Toro Gramado cuidava da parte administrativa. Pelo amigo do casal, é lembrada como uma "mãezona", que amava crianças e que aconselhava muito:
— Ela amava ter crianças por perto. Acho que se tem uma palavra que representa eles dois é amor. Eles vieram a esse mundo para espalhar amor.
Além do empreendimento gastronômico, o casal sempre foi conhecido pela dedicação a diferentes projetos em uma das cidades mais turísticas da Serra. Um deles é o Natal Luz, do qual participaram por muitos anos, como voluntários, junto à organização.
Despedida
Familiares e amigos se despedem de Vinícius e Adriana nesta quinta-feira (26), em velório que ocorre no Parque Olivas de Gramado.
— Temos um grupo de amigos que se encontra com frequência para promover festas em celebração à vida. Eles representam tanto para esse grupo que organizamos uma despedida assim, em um lugar de celebração à vida — declara o amigo.
O sepultamento será no Cemitério Católico São Lourenço, em Gramado. Eles deixam o filho Vicente, de 12 anos, e a filha Clara, de nove.