A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a partir desta segunda-feira (5) a Semana Municipal de Prevenção, Controle e Combate ao Mosquito Borrachudo em Caxias do Sul. A ação segue até a sexta-feira (9) e busca intensificar as formas de prevenção pela população, além de reduzir a proliferação do mosquito.
Nesta semana, os agentes de campo da Vigilância Ambiental percorrem todos os distritos e áreas mais afastadas do município para conscientizar e orientar os agricultores sobre a aplicação do larvicida biológico (BTI) com o objetivo de evitar a disseminação das larvas. Elas surgem, principalmente, em beiras de arroios e rios.
As ações de prevenção, que atendem à lei municipal criada em 2018, são realizadas no período que antecede o verão, fase em que existe a maior propagação do mosquito.
A picada
- Causa, em geral, reações alérgicas que provocam inchaço e coceira, sintomas que costumam desaparecer em poucos dias.
- Em casos raros ocorre a febre oncocercose, também chamada de "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro". Ela é causada pela picada do inseto contaminado por vírus ou parasita específico. Seus sintomas são febre, lesões na pele e nódulos logo abaixo dela que, se chegarem aos olhos, podem provocar perda temporária da visão ou cegueira.
- O tratamento para a doença é medicamentoso.
Orientações para a prevenção
- Mantenha a pocilga e o estábulo longe de rios ou riachos para que eles não sejam contaminados com dejetos;
- Verifique a situação do esgotamento sanitário de sua residência para evitar a proliferação dos borrachudos;
- Utilize apenas agrotóxicos com orientação técnica e evite ao máximo a contaminação dos arroios;
- Não jogue lixo ou restos de comida nos rios e encostas;
- Use telas nas portas e janelas de casa;
- Faça uso de repelentes ou cremes perfumados nas partes descobertas do corpo, como mãos, pernas e pés, principalmente ao permanecer em locais ao ar livre;
- Evite o desmatamento de áreas próximas aos rios e replante trechos destruídos preservando pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos.
O que fazer se for picado
- Não coçar nem espremer, evitando assim uma pior reação inflamatória;
- Limpar bem o local com solução de álcool a 5%;
- Em caso de infecções secundárias, febre alta e outras manifestações, procurar a unidade de saúde mais próxima.