Os pardais das rodovias estaduais do RS voltam a registrar infrações a partir da meia-noite desta quinta-feira (8). Em trechos que cruzam pela Serra, os controladores de velocidade serão reativados na RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha e entre Caxias do Sul e Portão, e na RS-324, entre Nova Prata e Passo Fundo.
Os pardais foram colocados praticamente no mesmo lugar onde estavam instalados, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Eles estavam desligados desde julho de 2019. Pelo contrato, os equipamentos deveriam estar em funcionamento desde 28 de junho. Porém, os prazos precisaram ser adiados. A Perkons e a Fiscaltech são as responsáveis pelos equipamentos.
— O principal objetivo é educar os motoristas, fazendo com que eles reduzam a velocidade nos locais onde os estudos apontam maior risco de acidentes. O nosso foco é preservar vidas acima de tudo — afirma o secretário estadual de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella.
Também foram colocadas nas rodovias 25 câmeras de monitoramento e 25 dispositivos de leitor automático de placas (OCRs), que serão capazes de registrar as placas dos veículos e poderão identificar aqueles que foram roubados, por exemplo. Na região, há câmeras de monitoramento na RS-122, em Caxias do Sul, no trecho entre São Vendelino e Farroupilha, na RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata, e na 470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves. Já os leitores de placas estão na RS-020, entre Taquara e São Francisco de Paula, na RS-122, entre São Vendelino e Bom Princípio, na RS-122, em Farroupilha e Caxias do Sul, e na RS-235, no trecho entre Nova Petrópolis e Gramado.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explica que os leitores de placas cruzam os dados dos veículos com as informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado. Esses equipamentos estão próximos dos postos policiais:
— O sistema emite um alerta sonoro quando é identificada alguma irregularidade. Dessa forma, os agentes do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) podem abordar indivíduos suspeitos.
Desligamento
Em novembro de 2010, os pardais foram desligados devido ao fim do contrato emergencial assinado entre o governo e a empresa Kopp Tecnologia. Eles só foram religados quatro anos depois, após o Piratini finalizar a licitação e assinar contrato com a Perkons, que realizou as instalações dos controladores. Os novos contratos terão validade de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período. Serão investidos R$ 5,8 milhões neste período.
Confira a função de cada equipamento:
Pardais: é como são popularmente chamados os equipamentos discretos de fiscalização eletrônica instalados em pontos fixos das rodovias estaduais. Os dispositivos possuem sensores implantados no pavimento e são programados para flagrar e autuar os motoristas que excederem o limite de velocidade estabelecido no trecho.
Câmeras: as imagens, captadas em tempo real, mostram como estão as condições da rodovia, o tráfego e o clima no trecho pesquisado. Confira: https://bit.ly/3iiCMCg
Dispositivos leitores de placas: são radares inteligentes que, em tempo real, fazem a leitura das placas e o cruzamento dos dados com os da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Quando é identificada alguma irregularidade, um alerta sonoro avisa a equipe do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) para que possa ser realizada a averiguação.
Confira as rodovias onde serão instalados os equipamentos na Serra
Pardais:
RS-122 (Portão - Caxias do Sul)
RS-324 (Passo Fundo - Nova Prata)
RS-122 (São Vendelino - Farroupilha)
Câmeras de monitoramento:
RS-122 (Rua do Cascalho - Caxias do Sul)
RS-122 (São Vendelino - Farroupilha)
RS-324 (Passo Fundo - Nova Prata)
OCRs:
RS-020 ( Taquara - São Francisco de Paula)
RS-122 (São Vendelino - Bom Princípio)
RS-122 (Caxias do Sul - Farroupilha)
RS-122 (Farroupilha - Caxias do Sul)
RS-235 (Nova Petrópolis - Gramado)
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