Os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) de Caxias do Sul poderão retomar suas atividades campeiras e artísticas (na modalidade de ensaio) a partir da próxima semana, dia 13 de outubro. O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, destaca que a prefeitura aprovou o protocolo enviado para o retorno das atividades na última terça-feira (6), mas antes da volta, serão feitas reuniões com as entidades a fim de orientá-las quanto às normas exigidas.
- Nesta semana vamos nos reunir com as entidades. Depois que eu passar os protocolos, estarei emitindo uma circular liberando o retorno na terça-feira que vem, dia 13.
O retorno
Ramos destaca que depois de sete meses sem a realização de atividades artísticas nos CTGs, o retorno busca a retomada gradual e mobilização dentro das entidades. Entretanto, ainda não há a liberação de eventos presenciais para as apresentações das invernadas.
- Visamos a adaptação a este novo formato de convivência, levando em conta os benefícios corporais e mentais que a dança proporciona. Pelo que estamos percebendo, logo os eventos presenciais estarão sendo liberados e as entidades já estarão preparadas para uma possível participação - afirma Ramos.
Os treinos das atividades campeiras já estavam liberados há dois meses. Com a aprovação dos protocolos, os torneios, rodeios e festas campeiras também podem ser realizados, seguindo uma série de normas.
- Serão eventos sem público visitante e ao ar livre; todos usando máscara e com a conferência da temperatura na entrada. Nos dias 17 e 18 já teremos torneios de tiro de laço em Caxias do Sul.
Os demais municípios que compõem a 25ª Região Tradicionalista, Farroupilha, São Marcos, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul e Nova Pádua, ainda não liberaram o retorno das atividades. Conforme o coordenador, em Farroupilha a liberação deve ocorrer nos próximos dias.