Os trâmites que faltavam para que a distribuição de sinal de internet a partir do bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, virasse realidade, começam a sair do papel. A prefeitura liberou o alvará de funcionamento para uma antena instalada na localidade que levará sinal a 75% da população brasileira e da América Latina, inclusive, em pontos sem conectividade do norte e nordeste do país. A intenção da empresa é instalar três mil antenas de wi-fi em todo o Brasil.
O alvará para funcionamento da tecnologia da Hispamar, subsidiária do grupo de telecomunicações espanhol Hispasat, que irá operar o satélite Amazon 5 construído nos Estados Unidos, foi concedido em 31 de julho deste ano, segundo a Secretaria de Urbanismo do município.
O dispositivo está instalado no bairro Santa Fé desde 2018, mas o terreno abrigava três matrículas, o que ocasionou problemas burocráticos aos investidores. Com a liberação do alvará, faltará apenas o licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), o que será feito nos próximos dias, de acordo o secretário de Urbanismo, João Uez.
— O alvará foi liberado e a licença precisa apenas de alguns pareceres. Nos próximos dias eles terão o licenciamento e poderão entrar em operação — afirma.
Segundo o responsável técnico, arquiteto Edson Marchioro, o alvará é uma renovação de 2017, necessária para cumprir a legislação.
— Com a licença, haverá funcionamento imediato — projeta.
A escolha de Caxias ocorreu por conta das características geográficas. Outro projeto da Hispamar é uma parceria com a Easy TV para oferecer internet wi-fi em 50 pontos de cidades do Maranhão que atualmente não possuem conectividade.