Preparem casacos, luvas, mantas e botas porque a previsão é de frio intenso, com possibilidade de neve e de chuva congelada em cidades da Serra de quinta-feira (20) a sábado (22). De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno pode ocorrer com a combinação de umidade e frio na região. Os meteorologistas se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) para analisar o cenário. As cidades dos Campos de Cima da Serra têm condição para neve na noite da quinta-feira. Contudo, o meteorologista Celso Oliveira, ressalta que a neve pode se espalhar por toda a Serra:
- Claro que há mais condições para os municípios dos campos de Cima da Serra, mas o que chama a atenção é que a neve deve se espalhar pela Serra, e por demais regiões do Estado. Há forte possibilidade de o fenômeno ser registrado em Caxias do Sul, no Vale dos Vinhedos e na região de Passo Fundo, Soledade.
A neve pode ser registrada em função dessa combinação de ar frio com bastante umidade.
- Há possibilidade de nevar nos três dias. Não vai ficar nevando intensamente o tempo todo, mas há condições de ter essa alternância de neve e chuva congelada de quinta até sábado em vários pontos do Estado _ afirma Oliveira.
Ele alerta: quem puder fique em casa.
- Vai fazer muito frio, muito frio mesmo. Não será um bom dia para sair de casa. Em algumas cidades mais altas da Serra, as temperaturas serão negativas, mas a sensação térmica será ainda mais gelada. Não terá sol e haverá vento, serão dias muitos frios e não será recomendável sair em casa, então se puder não saia - aconselha.
Ainda segundo o meteorologista, em comparação com 2013, quando nevou no RS e em Santa Catarina, esse evento climático desta semana pode ser mais forte.
Leia também
Quase 500 ligações clandestinas de energia elétrica são detectadas em Caxias do Sul
Especialização em Literatura Infantil e Juvenil está com inscrições abertas
Prefeitura de São Jorge registra segunda morte por coronavírus em final de semana de lockdown