O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) realizou na manhã desta terça-feira (25) a primeira coleta de plasma convalescente feminino por aférese. A técnica de enfermagem, Angélica Provensi, 26 anos, doou 400ml de plasma para auxiliar na recuperação de pacientes graves da covid-19.
Leia mais
Caxias do Sul chega a 35 pacientes que passaram pelo tratamento de plasma convalescente
Décimo quarto paciente a se beneficiar de tratamento com plasma convalescente recebe alta em Caxias do Sul
Com o tipo sanguíneo A+ e recuperada da doença há 42 dias, Angélica afirma que foi por meio de uma publicação da Secretaria Municipal da Saúde nas redes sociais que viu sobre a alternativa e resolveu entrar em contato com o Hemocs.
— No meu trabalho já ajudo diariamente as pessoas, ainda mais agora durante a pandemia. Por isso, hoje, resolvi ajudar doando além da minha dedicação, meu plasma para ajudar outros pacientes a desenvolverem anticorpos contra o vírus — conta Angélica.
Na doação de plasma por aférese há alguns pontos que diferem do método realizado através da doação de sangue convencional. Para o procedimento utiliza-se uma máquina coletora, que separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes.
Antes da coleta é necessário ter testado positivo para a covid-19, pelo exame PCR ou teste sorológico, e estar recuperado e sem sintomas há, no mínimo, 28 dias.
Como no caso de Angélica, as mulheres que podem doar devem ter idade de 18 anos até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Também serão aceitas aquelas que tiveram até duas gestações e/ou abortos. Ocorre a realização prévia do teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico e o plasma é destinado para uso compassivo.
Na situação de doação por aférese, os homens precisam ter entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias e também há uma realização prévia de teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma de doadores do sexo masculino é destinado para o projeto de estudos aprovado junto ao Hospital Virvi Ramos e contempla apenas plasmas originados de homens.
DOAÇÕES
As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 9929-7491. O Hemocs (Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. No sábado, o atendimento ocorre das 8h até 12h.
DOAÇÃO DE PLASMA POR SANGUE CONVENCIONAL
Para realizar a doação de plasma por meio do chamado sangue total é necessário seguir as mesmas diretrizes da doação normal. O homem ou a mulher devem ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, estar em bom estado de saúde e ser aprovado na pré-triagem e triagem médica do Hemocentro.