Após duas semanas seguidas em bandeira laranja, a macrorregião da Serra retornou à bandeira vermelha no mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (14). Caso os municípios não concordem com a classificação preliminar, poderão recorrer da decisão ou adotar protocolos menos restritivos à bandeira em que foram classificados, mas no mínimo iguais à bandeira laranja, conforme acertado na cogestão do modelo de distanciamento. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (17).
Segundo a nota técnica da 15ª rodada do modelo, dois indicadores foram decisivos para a classificação da Serra: Incidência de Novos Casos sobre a População e Capacidade de Atendimento.
O indicador de hospitalizações confirmadas para covid-19 registradas nos últimos 7 dias na região obteve bandeira preta, visto o aumento de 29% nos registros no comparativo entre os períodos (foram 159 na atual, frente a 123 na semana anterior). Apesar deste crescimento, o governo do Estado destacou a redução nos indicadores de internados em leitos de UTI, que passou de 78 para 75 pacientes e no número de internados em leitos clínicos Covid-19 (de 109 para 92).
Os indicadores de incidência de novos casos sobre a população, calculado pelo número de hospitalizações confirmadas para covid-19 em relação à população e pela projeção de óbitos, mantiveram situação de maior risco: bandeira preta na primeira e vermelha na segunda.
O indicador de leitos de UTI livres divido pelo números de leitos de UTI ocupados por pacientes covid-19 manteve situação de bandeira vermelha. Como aspecto positivo, o número de leitos de UTI livres no último dia aumentou entre as duas semanas (de 83 para 97), conferindo bandeira amarela nesse quesito.
Comércio pode manter o atendimento com novas regras
Com as mudanças feitas nos protocolos do Distanciamento Controlado, na bandeira vermelha o comércio varejista não essencial de rua, de centro comercial e os shopping centers podem atender com 25% trabalhadores de quarta a sábado, das 10h às 16h, respeitando teto de ocupação. A autorização para trabalhar com comércio eletrônico, tele-entrega, pegue e leve e drive-thru continua valendo.