Dois restaurantes localizados na Rua Coberta, centro de Gramado, foram interditados na noite de sábado (22). Conforme a Vigilância Sanitária do município, os dois estabelecimentos do ramo gastronômico não cumpriram as medidas estabelecidas de controle e combate à covid-19 para evitar aglomerações.
De acordo com informações que constam no site da prefeitura de Gramado, os restaurantes ultrapassaram a capacidade máxima de clientes determinada por decreto municipal dentro dos locais, atendendo e levando pratos e bebidas para pessoas em fila de espera, assim como permitindo clientes em pé por não haver mesas disponíveis para novos clientes.
A prefeitura não divulgou o nome dos estabelecimentos. Eles ficarão interditados até regularizar o processo administrativo. Outros três restaurantes, esses não localizados na Rua Coberta, foram interditados desde que entrou em vigor o decreto municipal. Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra muito movimento em um dos locais.
A Vigilância Sanitária do município reitera que todos os restaurantes de Gramado devem cumprir o Decreto Municipal 146/2020, que determina o horário de funcionamento das atividades do ramo gastronômico até 23h para atendimento ao público e encerramento total do serviço até a meia noite.
Em nota, a Associação dos Comerciantes da Rua Coberta criticou a medida e afirmou que os restaurantes estavam cumprindo as regras estabelecidas no decreto estadual. Também acrescenta que "a aglomeração apontada pela vigilância sanitária ocorria nas calçadas, área de fiscalização do município, sob a qual os estabelecimentos não detém poder de polícia".