A neve que caiu por volta das 19h20min da quinta-feira (20) baixou as temperaturas ainda mais nesta sexta-feira (21) em Cambará do Sul. A mínima é de -3,1 ºC, mas a sensação térmica é de -8,4ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na praça da cidade, o termômetro que fica em frente à Igreja Matriz marcava -6ºC às 4h e, por volta das 6h, baixou ainda mais e mostrava -7 ºC. Os carros estão cobertos de gelo, e o vento gelado intensifica o frio.
De acordo com a Somar Meteorologia a previsão é que a neve se espalhe pela Serra durante esta manhã e, depois, o fenômeno perde a chance de ocorrer porque não terá mais umidade suficiente para combinar com o frio e nevar.
Mas, por enquanto, ainda há chances de nevar novamente em Cambará do Sul. Essa possibilidade tirou os turistas cedo da cama. Enrolados em cobertores e dentro dos carros, eles passavam pela praça para registrar a temperatura. Um dos poucos que teve coragem de descer do carro para encarar o frio foi o gerente de vendas Guilherme Rodrigues, 33 anos. Ele é de Novo Hamburgo e a viagem foi planejada para aproveitar as belezas do frio:
— Estamos de passagem pela cidade e aproveitei para registrar o termômetro com a temperatura negativa. Vamos para São José dos Ausentes e depois para São Joaquim (SC). É um roteiro de frio.
Leia mais
VÍDEOS: veja registros da neve na Serra gaúcha nesta quinta-feira
Com previsão de neve, movimento aumenta em Cambará do Sul
VÍDEO: São Francisco de Paula tem registros de neve nesta quinta-feira
Neve encantou turistas
Mesmo que a neve tenha caído em forma de flocos pequenos e sem muita intensidade, foi o suficiente para reunir centenas de turistas na praça. O termômetro na região central de Cambará do Sul era o ponto mais disputado, já que todos queriam aproveitar para registrar o momento. Os visitantes fotografavam, filmavam e faziam chamadas de vídeo para mostrar aos amigos e familiares que estavam vendo neve.
Quando os primeiros flocos começaram a aparecer por volta das 19h30min de quinta, a sensação térmica oscilava entre -2 ºC e -3 ºC. Pouco depois, às 20h, o termômetro marcava -4ºC. O bombeiro Jaderson Rosatto, 39, era um dos que estava bem em frente ao termômetro. De Frederico Westphalen, ele não gosta do frio:
— Vim para conhecer os cânions e apesar de não gostar do frio, de passar muito frio, queria ver a neve. Já tinha visto uma vez há mais de 15 anos, mas dessa vez foi diferente. Essa é a primeira viagem que faço para a Serra, e realmente foi para sentir frio.
O jornalista Pepe Martini, 30, de Porto Alegre, estava hospedado fora do centro, em uma pousada com foco no turismo rural.
— O frio foi uma oportunidade de ver ainda mais beleza. Eu nunca tinha visto neve caindo e a experiência é bem interessante.
As amigas Patrícia Muller, 51, e Ana Possser, 46, sempre viajam juntas. Elas são de Guaíba e Taquara.
— Viemos em busca da neve. Temos até um Diário de Bordo para nossos registros. Nós passamos em São Francisco de Paula, e fizemos fotos, vídeos, narramos a neve que caiu a tarde para ter todos os momentos. Daqui, vamos para São José dos Ausentes — contou Patrícia.
Para Ana, ver a neve foi encantador:
— É emocionante porque foi a primeira vez que vi neve, e ainda mais assim tão pertinho. Muito lindo.
A temperatura segue baixa em demais cidades da Serra durante esta sexta. Em Bento Gonçalves, os termômetros marcavam -0,3ºC, com a mesma sensação térmica. Em Canela, -0,7ºC, com sensação de -7,3 ºC. Em São José dos Ausentes, a mínima é de -4,2 ºC, com a mesma sensação e, em Vacaria -3,4 ºC, com sensação de -8,3 ºC.