Uma nova frente fria que avança pelo sul do Brasil provoca instabilidade no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (11). A previsão é de pancadas de chuva isoladas e de intensidade moderada para quase todo o território gaúcho. As precipitações podem chegar acompanhadas de descargas elétricas e vento forte. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva atingiu a fronteira com o Uruguai ainda nas primeiras horas de terça. Até o fim do dia, deve se espalhar por todo o Estado.
Na Serra, o cenário é o mesmo: tempo instável com chuva em pontos isolados ao longo do dia. Na região, além das precipitações, rajadas de vento devem ser observadas, ultrapassando 50 km/h. Apesar da chuva, as temperaturas são agradáveis na região. A mínima foi registrada em Vacaria onde o termômetro marcou 11,1°C nas primeiras horas do dia. Em Caxias do Sul, o dia amanheceu com céu encoberto, e temperaturas na marca dos 15°C. As máximas devem chegar aos 20°C na região.
A chuva prossegue na quarta-feira (12) e deve se estender até o final de semana. O frio deve voltar a partir da semana que vem, após vários dias de veranico. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de que os gaúchos ainda tenham episódios de temperatura baixa neste inverno. Dias, inclusive, com termômetro abaixo do zero, mas a tendência predominante é de dias de clima ameno, sinal da aproximação com a primavera.
Leia também
Mercopar adiada é projetada com o mesmo tamanho
Mudança na gestão da UPA Zona Norte, em Caxias do Sul, é considerada positiva
Metade das vítimas de covid-19em Caxias tinha pressão alta