A retomada das atividades no supermercado Zaffari — unidade da Rua Borges de Medeiros, em Caxias do Sul — depende agora da entrega de um plano de reabertura solicitado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (2), a equipe municipal solicitou à diretoria do supermercado os documentos que ainda serão analisados antes de qualquer definição.
O supermercado está interditado pela Vigilância Sanitária do município desde quarta-feira (1º). Conforme o órgão, a interdição se deu por infrações em leis e decretos vigentes, que visam a proteção da saúde em tempos de pandemia. De acordo com a SMS, o tempo mínimo de fechamento estipulado, que foi de sete dias, pode variar conforme as providências exigidas forem tomadas pelo supermercado.
Para isso, a Secretaria solicitou que a empresa apresente o plano para reabertura do local, com a identificação do estabelecimento ou profissional que realizará a consulta médica para retorno dos trabalhos; protocolo de conduta médica com critérios do inquérito epidemiológico (triagem), estratégia de testagem, critérios de afastamento e retorno de trabalho seguro; desinfecção da planta; e o plano de contingência com as adequações solicitadas.
Após a apresentação dos documentos solicitados, a SMS fará nova reunião para verificar se a unidade está apta para ser reaberta.