O Hospital de Caridade de Canela (HCC) recebeu, nesta quarta-feira (1º), três novos respiradores que serão utilizados no tratamento de pacientes com coronavírus internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também denominada UTI Covid.
De acordo com informações da prefeitura de Canela, cada equipamento custa cerca de R$ 60 mil. Os equipamentos foram repassados ao município pelo governo federal.
Leia mais:
Temporal provoca quedas de árvores em residências de Canela
Canela realiza programação digital da temporada de inverno
As obras da UTI Covid estão em andamento no HCC e os três novos respiradores se somam a dois outros equipamentos que o hospital já possuía. Sendo assim, agora, a instituição conta com cinco respiradores.
O interventor do Hospital de Canela, Luiz Cláudio da Silva, explica que os respiradores serão utilizados nestes cinco leitos temporários da UTI Covid, mas que os aparelhos poderão ser aproveitados permanentemente após a pandemia.
— É um investimento que ficará como legado para o município — avalia.
O município tem, segundo a atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), feita às 16h48min desta quarta-feira (1º), 28 casos confirmados de coronavírus. Uma pessoa veio a óbito em decorrência do vírus em Canela, no dia 23 de maio.
Hospital busca homologação
Para ter uma UTI Covid, o Hospital de Canela precisa cumprir uma série de exigências técnicas determinadas pela Vigilância Sanitária Estadual. Conforme informações da prefeitura, os cinco leitos de UTI estão sendo montados com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Canela que doou camas hospitalares, monitores e bombas de infusão.
Há também a exigência de reforma no setor de emergência, de acordo com a prefeitura. A obra já foi executada por meio da Secretaria de Obras do município, mas, conforme a advogada Adriana Seibel, integrante da equipe responsável pela gestão do HCC, restam alguns detalhes para cumprir as solicitações do governo do Estado. Entre eles, a aquisição de um raio X móvel, cujo processo está em andamento, e a locação de um aparelho de hemodiálise.
— Até o final desta semana concluiremos a nossa parte e vamos encaminhar fotos e toda documentação necessária para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Estamos seguindo todos os requisitos para termos uma UTI Covid aqui em Canela — projeta Adriana.
Além dos cinco leitos de UTI, o novo espaço destinado para o tratamento do coronavírus também deverá contar com outros três leitos para atender média complexidade. Atualmente, o HCC já possui seis leitos com respiradores destinados exclusivamente para a covid-19, além da tenda anexa ao prédio para realizar o primeiro atendimento aos pacientes com sintomas da doença.
— A mobilização em prol do Hospital de Canela mostra como a nossa sociedade está madura e unida para enfrentar este vírus. Vamos continuar investindo e não mediremos esforços para prevenir e combater esta doença — analisa o prefeito Constantino Orsolin.