Hospitais de Caxias do Sul e Vacaria estão entre as 25 instituições do Rio Grande do Sul contempladas com respiradores doados pelo Ministério da Saúde. As cidades da Serra receberam aparelhos de transporte, que funcionam no caso de deslocamento de pacientes intubados e são diferentes dos chamados "beira-leito", utilizados em UTIs. Ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria, foram destinados três; Caxias do Sul foi contemplada com oito: três destinados ao Hospital Virvi Ramos e cinco ao Hospital Pompéia.
Ao todo são 103 aparelhos distribuídos por intermédio do Governo do Estado, sendo 53 de transporte, como os que foram destinados os hospitais da Serra, e 50 respiradores beira-leito. Esses equipamentos que reforçam o o enfrentamento à covid-19 no Rio Grande do Sul (RS) chegaram em Porto Alegre nesta segunda-feira (13) e estão sendo destinados aos hospitais, conforme divulgado pelo Governo do Estado.
O Ministério da Saúde já havia repassado ao RS 270 respiradores no mês de junho, sendo oito deles destinados à Serra, contemplando o hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, com cinco unidades, e também o Hospital de Caridade de Canela, com três unidades.