Um homem de 62 anos, de Caxias do Sul, é o mais recente paciente a participar do tratamento experimental contra o coronavírus no município. Ele foi internado na segunda-feira (20) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Virvi Ramos e, no mesmo dia, recebeu 197 mililitros de plasma realizando, assim, a 17ª transfusão na cidade em pouco menos de dois meses - a primeira transfusão ocorreu no dia 26 de maio.
Conforme o hospital, o paciente diagnosticado com covid-19 possui histórico de hipertensão arterial, mas respira sem aparelhos. O doador do plasma é um homem de 37 anos, natural de Garibaldi. Ele estava sem sintomas da covid há 59 dias e fez a doação no dia 9 de julho. Um dos pré-requisitos para ser doador é estar há mais de 28 dias recuperado sem qualquer sinal da doença.
Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Desde o início do tratamento, três pessoas tiveram alta hospitalar após a transfusão e outras nove seguem internadas. Mesmo com o procedimento, cinco pacientes não resistiram e morreram. No último sábado (18), Ivete Zinani Marchi, 68, recebeu alta exatamente uma semana após receber plasma de um recuperado. O primeiro a sair do hospital depois da transfusão foi Carlos da Silva Borges, 40 anos, em 29 de junho, duas semanas após o procedimento.
A seleção dos doadores é feita pelo Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e passa por avaliação rigorosa. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou pelo WhatsApp (54) 9.8418-8487.