A segunda fase da pesquisa do Ministério da Saúde, intitulada de "Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional", testou 250 pessoas, de forma aleatória, em Caxias do Sul. Coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), ela ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de junho. Todos os testes deram negativo para a covid-19 no município.
Leia mais:
Segunda fase de pesquisa nacional sobre coronavírus começa nesta quinta-feira em Caxias do Sul
Estudo da UFPel projeta quase 800 infectados pelo coronavírus em Caxias do Sul
Percentual de pessoas em casa o tempo todo em Caxias aumenta, segundo pesquisa da Ufpel
Pesquisa sobre disseminação do novo coronavírus terá mais quatro fases no Estado
Assim como na primeira etapa, foi aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas do coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização do teste sanguíneo rápido, por punção digital. Conforme a metodologia da pesquisa, será realizado mais um inquérito de base populacional daqui 15 dias, com amostragem nos municípios sentinela.
Como funciona a pesquisa
Em cada Estado, foram escolhidos os maiores municípios-sede de cada sub-região intermediária, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira fase da coleta ocorreu no período de 14 a 21 de maio.
Os resultados da pesquisa serão utilizados para auxiliar na tomada de decisões, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus e na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia em articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde.