O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos realizou uma manifestação em frente a sede das empresas Randon na manhã desta segunda-feira (8), em Caxias do Sul. O protesto iniciou por volta das 7h15min e encerrou por volta das 7h30min, com dezenas de trabalhadores aglomerados próximo aos portões. Também houve interrupção no trânsito na Avenida Abramo Randon, devido à movimentação dos funcionários.
Uma das principais reivindicações era para a testagem em massa dos colaboradores, já que o sindicato afirma que não há nenhuma ação do tipo na organização.
— O governo do Estado tem uma série de medidas (contra o coronavírus) e jogador profissional tem que ser testado, mas nós não? — disse à reportagem o presidente da entidade, Assis Melo.
Assis afirma que não houve reclamações significativas por parte dos funcionários da empresa, mas que a disseminação do coronavírus é uma preocupação do sindicato. Por isso, se optou pela mobilização na manhã desta segunda.
Outra reclamação que pautou o protesto são os descontos salariais relativos a financiamentos da Cooperando, uma cooperativa de crédito que atende os funcionários da Randon. A categoria pede suspensão da cobrança por seis meses. Além disso, a entidade afirma que o salário adicional pago no programa de demissão voluntária muitas vezes fica retido para o pagamento de financiamentos.
— Será que é pedir muito um pouco de sensibilidade da empresa? — questiona Assis Melo.
Em nota, o sindicato cita a exigência de testes para todos e afirma que prioridade é a vida, os empregos e a renda da categoria. O texto também cita que há 'ganância' da empresa em momento de pandemia. Logo após o protesto, as direções do sindicato e da Randon se reuniram para discutir os temas levantados.
Após o encontro, a Randon também se manifestou por nota dizendo que a Cooperando é uma cooperativa de crédito gerida pelos funcionários e não pela empresa. Por isso, as reivindicações serão encaminhadas à gestão da instituição para que se busque uma alternativa. Já com relação à testagem, a organização disse que irá realizar uma nova reunião para detalhar ao sindicato todas as medidas adotadas para garantir a segurança de funcionários e familiares, além de demonstrar as circunstâncias em que a testagem é necessária.
A Randon disse ainda que atua de forma transparente e colaborativa com sindicatos e demais entidades dos municípios em que atua e que está segura quanto às iniciativas adotadas para preservar a saúde de funcionários e familiares, além de manter a segurança das operações. Entre as ações já praticadas estão o uso de cabine de desinfecção, assim como a medição de temperatura de todos os colaboradores no acesso à empresa, esterilização de ambientes e superfícies com radiação ultravioleta, atendimento médico domiciliar e testagem quando o médico indicar a necessidade devido aos sintomas.