O decreto que obrigou a população caxiense a usar máscaras ao saírem de casa, como medida protetiva no combate ao coronavírus, completou um mês na quinta-feira (4). Nesse período, a Secretaria de Urbanismo da cidade já contabiliza cerca de 100 notificações. Os casos são registrados, principalmente, em postos de combustíveis, parques e praças. Houve também, fiscalização em festas clandestinas que promoveram aglomerações em localidades do interior, conforme o secretário da pasta, João Uez:
— Em muitos casos, a pessoa é flagrada sem, mas porta a máscara nas mãos ou em bolsos. Nessas situações, é solicitado que faça a colocação imediata. Agora, os que nem possuem a máscara, são multados.
O valor é de R$ 172,45. No entanto, ainda não está definido se as pessoas serão cobradas por meio de boleto ou em outro formato como, por exemplo, uma guia de arrecadação.
Leia mais
Em meio ao isolamento social, festa de aniversário reúne cerca de 200 pessoas no interior de Caxias do Sul
Fiscalização flagra festa com cerca de 80 pessoas em Caxias do Sul
Uso de máscara na rua é obrigatório em oito dos 10 municípios mais populosos da Serra Gaúcha
— Vamos aguardar juntar todos as infrações do período para que seja aberto apenas um processo administrativo dentro da secretaria — explica Uez.
Um das festas flagradas pela fiscalização foi a que aconteceu no bairro Distrito Industrial, no final de maio. Cerca de 80 jovens estavam reunidos ao ar livre com som automotivo e bebidas. Em abril, 200 pessoas se reuniram para uma festa de aniversário em Fazenda Souza. Denúncias sobre descumprimento da regra em bares, restaurantes e outros estabelecimentos podem ser feitas pelo número 156 do Alô Caxias.