Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite anunciou o recebimento de 140 respiradores modelo beira-leito (usados em UTIs) enviados pelo Ministério da Saúde. Cinco deles serão destinados ao Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. O Hospital de Caridade de Canela também receberá três unidades.
Os equipamentos chegaram ao Estado no domingo (28). Ao longo da semana, a Secretaria da Saúde definirá, de acordo com critérios previamente definidos, quais municípios receberão os respiradores. Do total de 140, 112 respiradores já estão com destino definido (veja abaixo).
Conforme o governador, com essa leva de respiradores, o Estado atingirá mais rápido a meta de 1,9 mil leitos de UTI no Rio Grande do Sul, "uma ampliação de 100% da estrutura da rede pública hospitalar", disse.
Na primeira quinzena de junho, o Estado recebeu 130 respiradores, também do Ministério da Saúde, que começaram a ser distribuídos aos hospitais gaúchos. No total, o governo federal já enviou 270 respiradores, dos quais 30 foram repassados ao município de Porto Alegre. Desse total, 220 são do modelo beira-leito.
Os respiradores serão entregues a hospitais que já contam com cama, monitores, bomba de infusão, espaço e equipe adequada.
Alegrete (Santa Casa): 3
Camaquã (Hospital Nossa Senhora): 3
Canela (Hospital de Caridade): 3
Canoas (Hospital Nossa Senhora das Graças): 10
Canoas (HPS): 10
Caxias do Sul (Hospital Virvi Ramos): 5
Charqueadas (Hospital de Charqueadas): 10
Esteio (Fundação São Camilo): 6
Gravataí (Hospital Dom João Becker): 10
Montenegro (Hospital de Montenegro): 6
Parobé (Hospital São Francisco de Assis): 6
Restinga Seca (Hospital de Caridade): 10
Rio Grande (Santa Casa): 10
Santa Cruz do Sul (Hospital Ana Nery): 5
Santa Rosa (Hospital Vida e Saúde): 5
São Gabriel (Santa Casa): 3
São Jerônimo (Hospital de Caridade): 5
Soledade (Hospital de Caridade): 2