A sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em Caxias do Sul, suspendeu, nesta segunda-feira (15), o atendimento presencial para clientes. Após a mudança para a bandeira vermelha da Serra no distanciamento controlado do governo estadual, o estabelecimento deve permanecer fechado por pelo menos 15 dias. A autarquia anunciou na sexta-feira (12) que passaria a distribuir diariamente 100 senhas para atendimento. A medida foi adotada depois de aglomeração em frente à sede. Muitos caxienses têm comparecido no Samae em busca de uma explicação para cobranças abusivas nas contas de água.
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A loja, agora, passa a trabalhar com 50% do efetivo somente para atendimento remoto pelos números: (54) 99143 3559, 99162 1696, 99250-1019 ou 115. Os clientes ainda podem enviar mensagens pelo e-mail samae@samaecaxias.com.br. A autarquia ressalta que é preciso aguardar o retorno que pode levar alguns dias. No entanto, é garantido que todos serão respondidos.
Neste mês, diversos clientes tem reclamado da cobrança fora da normalidade e com grande diferença em comparação com meses anteriores. Conforme o diretor-presidente da autarquia, o aumento do valor da fatura pode ser consequência do consumo excessivo durante este período de isolamento ou vazamento de água nas residências. A orientação é que o cliente solicite um pedido de revisão de lançamento. Ao abrir o protocolo, o Samae vai analisar o caso. Caso constatado qualquer erro no valor da fatura, a autarquia garante o reembolso.