Os primeiros casos confirmados de pessoas que testaram positivo para a covid-19 em Canela gerou uma reação do poder público da cidade. Dos seis casos confirmados até a sexta-feira (15), a maioria era de funcionários de uma obra em Gramado, mas que estavam residindo em Canela, vindos de fora do Rio Grande do Sul.
Através de um vídeo publicado na página do Facebook da prefeitura de Canela, o prefeito Constantino Orsolin (MDB) e o secretário de saúde, Vilmar Santos, afirmaram que o governo entrou com ações judiciais, via procuradoria geral do município, contra a empresa que trouxe funcionários com coronavírus para a cidade após o descumprimento do isolamento social por parte das pessoas.
— Entramos com uma ação judicial pedindo uma liminar junto ao poder judiciário para que pudéssemos preservar a saúde dos canelenses, para que essa empresa se responsabilize e coloque essas pessoas em um local onde tenham um controle e que eles possam ficar isolados como precisa ser feito — afirmou o secretário no vídeo, alertando que a prefeitura tomou medidas administrativas, ao notificar as pessoas e a empresa que os contratou, que fez um boletim de ocorrência na delegacia de polícia da cidade e uma notícia para o Ministério Público sobre o descumprimento das determinações.
Segundo o secretário, a prefeitura tomou todas as medidas explicativas e de orientação para quem teve a confirmação da covid-19:
— Quando fomos notificados desses casos, tomamos todas as medidas através da nossa vigilância em saúde do município, procuramos essas pessoas e todos que tiveram contato com elas. Essas pessoas foram colocadas em isolamento, assinaram inclusive um termo de responsabilidade. Assim foi feito também com quase 50 pessoas que se envolveram com essas três que vieram de São Paulo e acabaram positivando. Eles moram em quatro endereços aqui em Canela e não estavam respeitando religiosamente todas as medidas protocolares que foram orientadas pela nossa vigilância.
Além da ação judicial, um decreto que vale desde a sexta-feira exige que pessoas que vierem de fora para trabalhar em Canela precisarão ser testados.
— A Prefeitura editou um decreto estabelecendo que, as empresas que trouxerem funcionários de fora do Estado, obrigatoriamente têm que apresentar para a Secretaria da Saúde o comprovante que estes servidores não estão contaminados com o coronavírus. Para os municípios do Estado que estiverem com a bandeira acima da nossa, e estamos na laranja, terão que trazer esse comprovante_ afirmou o prefeito, que indicou uma nova atitude das empresas da cidade para controlar a covid-19 após as primeiras confirmações:
— Estamos sugerindo para os comerciantes para que eles comecem a fazer a medição da temperatura das pessoas que entram nas lojas, fábricas e construções.