Um homem, que não teve a idade divulgada, será investigado pela Polícia Civil de Vacaria por não obedecer a determinação de permanecer em isolamento domiciliar depois de ter contato com uma paciente positiva para o novo coronavírus. Ele é morador de Caxias do Sul, e esteve no último domingo (24) em Monte Alegre dos Campos, para visitar a mãe de 73 anos e demais familiares. A idosa foi internada na segunda-feira (25) no hospital Nossa Senhora da Oliveira, depois testar positivo para covid-19.
A secretária de saúde de Monte Alegre dos Campos, Janaína Varaschin de Oliveira, explica que depois que a paciente realizou os testes e foi internada, a equipe da pasta foi até a casa dela para testar os familiares e orientar novamente que ficassem em isolamento:
- Estivemos na moradia na última terça (26) e um dos filhos da idosa não estava na casa. Todos que estavam, inclusive, os filhos do homem, uma adolescente e uma criança, fizeram o teste e o resultado foi negativo. Fizemos dez testes e todos foram negativos para o vírus.
A secretaria seguiu monitorando o caso na quarta-feira (27). Foi quando a equipe recebeu a informação de um familiar que o homem, que não estava na casa no momento dos testes, teria retornado para Caxias do Sul ainda na terça.
- Registrei boletim de ocorrência em função da desobediência ao isolamento social, porque os familiares testaram negativo, mas ele não foi testado. Primeiro entrei em contato com a Brigada Militar (BM) e depois fiz o registro online. Também encaminhamos um ofício na manhã desta quinta-feira (28) para a Secretária de Saúde de Caxias do Sul.
Ela esclarece que não há certeza sobre a postura do homem:
- Recebi uma nova informação, via mensagem de aplicativo, de um familiar que disse que o filho dessa senhora está em Vacaria, acompanhando a mãe dele no hospital. Não temos certeza se ele foi a Caxias e retornou, mas como ele não foi testado tomamos as medidas necessárias - frisa ela.
A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul ainda não recebeu o documento, portanto, não foi comunicada oficialmente sobre o caso. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o fato.