Fechado desde o dia 17 de março, como medida de prevenção ao coronavírus, o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, registrou aglomeração de pessoas no final de semana — celebrações religiosas não estão sendo realizadas com a participação do público. No entanto, mesmo com as restrições, a comunidade resolveu reunir-se nas proximidades.
— São famílias que vieram para cá, só que houve uma verdadeira multidão, um grupo expressivo de pessoas. Evidente que não é o certo de se fazer neste momento. Nós gostamos que as pessoas estejam aqui conosco, mas não é o momento de estarmos todos aqui. O momento exige de nós um certo equilíbrio — destaca o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.
Além das missas sem fiéis, os banheiros públicos, a fonte de água e a esplanada estão fechados para evitar aglomerações. Conforme o padre Gilnei, estão sendo providenciados portões para o estacionamento menor.
— As cancelas (dos estacionamentos) estão abaixadas desde que foi decretado o fechamento do Santuário, os banheiros estão fechados. Estamos fazendo tudo dentro do que nos é recomendado — diz.
A reunião de pessoas no santuário foi comunicada pelos moradores à Brigada Militar (BM), que comprovou o número expressivo de pessoas no local.
— Nós começamos a receber uma série de reclamações até por parte da comunidade, porque está todo mundo cuidando da sua parte, na questão de isolamento social, e eles ficam vulneráveis, porque vai gente da região toda no Santuário — conta o major Juliano, da Brigada Militar.
Para evitar nova aglomeração nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, a BM, em parceria com a prefeitura de Farroupilha, fará uma ação de conscientização no local. Será das 13h às 19h. Também haverá distribuição de material informativo a respeito do coronavírus.
— Comprovamos no final de semana que tinha muita gente lá e hoje conversamos sobre ações que poderíamos fazer. Então, estamos promovendo para amanhã (terça-feira), que é um feriado, e imaginamos que as pessoas iriam para lá, fazer um trabalho de prevenção e orientação. Hoje (segunda-feira), já isolamos grande parte do local.