
Caxias do Sul é uma das cidades gaúchas que fará parte de um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre o novo coronavírus. A pesquisa que estimará o percentual da população infectada pela covid-19 deve começar nesta semana.
O projeto busca levantar números sobre a proporção de casos de infecção e a evolução da doença. Serão quatro etapas: testes, questionários, coleta de dados e comparações entre os resultados.
A pesquisa será realizada a cada duas semanas por meio de visitas a residências que serão sorteadas aleatoriamente. Os participantes serão submetidos a um teste rápido para o vírus. De um total de 18 mil testes, 1,5 mil serão aplicados em Caxias. Os demais exames serão feitos em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre.
Os resultados irão projetar estratégias públicas de enfrentamento da covid-19 e fornecer parâmetros para decisões sobre medidas de isolamento social e estimativas de tempo para o retorno da população à vida normal.
O projeto é uma parceria entre universidades gaúchas e o governo do Rio Grande do Sul.