Moradores da localidade de Capela São Caetano, na Linha Guerra, em Antônio Prado, esperam não ter mais que se deparar com a situação registrada nesta semana: cerca de 10 animais, entre bois e vacas, foram encontrados mortos em uma propriedade rural. O motivo foi a inclinação de um poste elétrico instalado na estrada de chão próxima ao campo onde viviam. Os bichos foram atingidos pela descarga elétrica de fios energizados na última terça-feira (14). A informação sobre a queda do equipamento de energia elétrica foi repassada pelo proprietário do local, Daniel Rech, 66 anos, por volta das 17h do dia anterior ao atendimento da Rio Grande Energia (RGE).
— Ouvi um estouro e quando fui conferir, vi os animais jogados ao chão e comecei a impedir que outros também chegassem perto, já que estavam caminhando na mesma direção — lembra o produtor aposentado, que lamenta a morte dos animais e os prejuízos financeiros ocasionados pelo episódio, já que parte da renda da família é oriunda da venda do leite retirado das vacas.
O poste que causou o dano inclinou quase até o chão por estar velho demais.
— Apodreceu na parte de baixo, é muito antigo — diz o morador da localidade, Adriano Simioni, 33 anos.
O agricultor e pecuarista conta que há pelo menos seis postes na mesma situação em um trecho da estrada que passa pela comunidade. Ele relata que, na noite anterior ao acidente com os bovinos, ele viu que o poste havia caído e se surpreendeu ao perceber que a energia elétrica ainda funcionava nas casas.
— Achei que tinham desligado a rede. Pela manhã, quando soube o que aconteceu, fui ajudar. Outros animais queriam se aproximar e tivemos que mantê-los distantes dos que sofreram a descarga. Depois disso, a RGE desligou a rede — lembra
Contatada pela reportagem, a companhia de energia informa que "apura os fatos do incidente" e garante que entrará em contato com o cliente para orientação de como proceder em caso de ressarcimento.
Conforme Rech, um dos antigos postes foi trocado por um de concreto nesta semana. Até o fechamento da matéria, o produtor não havia recebido retorno da RGE.
Leia também
Juventude enfrenta concorrência pela contratação de volante da Ferroviária-SP
Caxias do Sul registra mais um caso de coronavírus
Com contrato encerrando no final do mês, atacante prioriza permanência no Caxias