O prazo para fazer o recadastramento biométrico encerra nesta quarta-feira (11) em 22 cidades do Rio Grande do Sul. Em Canela, mesmo com o início do atendimento só às 12h, uma fila de 150 metros já se formava em frente ao Cartório Eleitoral desde às 6h30min.
De acordo com o chefe do cartório, Guilherme Cavagnoli, o movimento começou a ficar intenso nos dias que antecederam o prazo final. Somente na terça-feira (10), foram atendidas 437 pessoas. Ele diz que durante o mês de fevereiro, a procura foi baixa, em torno de 50 pessoas compareciam por dia para realizar o cadastro das digitais.
Em média, 26 mil eleitores já regularizaram o título na cidade, o que representa 80% do eleitorado. Ainda faltam mais de seis mil. Conforme Cavagnoli, nesta quarta, para quem ainda estiver na fila depois das 19h – horário em que o cartório fecha – fichas serão distribuídas para atendimento na quinta e sexta desta semana. Após isso, quem não tiver feito o recadastramento terá o título cancelado. O prazo para regularização na Justiça Eleitoral seguirá até 6 de maio.
Para atualizar o título eleitoral é necessário documento original com foto e comprovante de endereço. Quem não tiver como comprovar residência com documentos no próprio nome, pode levar de um familiar. Quem vive de aluguel, sem contrato, precisa de uma declaração dos proprietários do imóvel comprovando o vínculo, documento que inclusive pode ser obtido no próprio cartório. Além disso, quem tiver o título antigo, deve levá-lo para que seja substituído.
Os eleitores sem a regularização não poderão votar nas eleições municipais de 2020 e terão o título cancelado. Outra consequência é a impossibilidade de obter empréstimos em bancos. Além disso, quem tem cargo público não poderá receber o salário.