Em Caxias do Sul, para prevenir contágio do coronavírus, os dois lares para idosos credenciados com a Fundação de Assistência Social (FAS), Lar da Velhice São Francisco de Assis e Lar do Idoso Bela Vista suspenderam as visitas. Exceto os funcionários, só está autorizada a entrada de pessoas em casos de extrema importância ou urgência.
Além das visitas, foi cortado também o acesso de estagiários da saúde e voluntários que tinham o costume de ir toda a semana nas casas. No momento, os familiares mantêm contato somente por telefone. Para os idosos que faziam passeios externos, por enquanto, esse tipo de atividade também está suspensa. No Lar da Velhice, segundo o coordenador, Valdir Costella, eles continuam recebendo doações na porta.
A medida tomada pelos funcionários dentro das duas casas é lavar bem as mãos e utilizar álcool gel.
– Nós já temos estoque do produto para 54 dias – comenta Costella.
Segundo Ana Simone da Rosa Seib, auxiliar administrativa do Lar do Idoso Bela Vista, outra ação aplicada também na casa é efetuar a troca de uniforme constantemente ao entrarem, sempre priorizando a higienização, além de máscaras que estão à disposição quando necessário.
Devido suas limitações, alguns idosos não compreendem exatamente o que está acontecendo. Conforme os representantes dos lares, aqueles que estão em condições se mantêm informados sobre o coronavírus por meio de televisão e rádio.
– Nós temos também assistente social, enfermeiro e psicólogo para esclarecerem qualquer dúvida – conta Ana Simone.
O cuidado é redobrado para pessoas acima de 60 anos porque fazem parte do grupo de risco, ou seja, que são mais vulneráveis não só ao coronavírus, mas a doenças infectocontagiosas no geral.