O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, disponibilizou uma área exclusiva para atendimento de pessoas com problemas respiratórios. O local, nomeado de Espaço do BEM (Base Especial Médica), fica no estacionamento, em frente à entrada de emergência. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a área de lona e com 125 metros quadrados foi construída em menos de uma semana e finalizada na última terça-feira (24).
Dentro do BEM, há uma equipe composta por 15 profissionais, incluindo médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Ali, o paciente recebe o primeiro atendimento, onde serão medidas pressão, temperatura e saturação de oxigênio.
– Não é para aquele paciente que está em casa, tossindo "bem". É para o paciente que não consegue lidar com seus sintomas respiratórios – comenta a médica infectologista Giorgia Torresini.
Segundo Giorgia, o primeiro passo é verificar a saturação de falta de ar. Se for leve, a pessoa será encaminhada para casa, seguindo orientações médicas. Se o caso for grave, o paciente será destinado à internação.
Ainda conforme a assessoria, o hospital está identificado desde a entrada, informando que pessoas com sintomas respiratórios devem se encaminhar à área exclusiva de atendimento.
Controle da doença
Para evitar contaminação, foi feita uma planta do Hospital do Círculo, onde a cor vermelha indica áreas com presença de paciente com suspeita ou confirmação da covid-19. Já a cor verde é utilizada quando o setor não apresenta pacientes sintomáticos à doença. Sendo assim, quem estiver na área vermelha não poderá circular por outros ambientes do hospital.
– Esta planta foi toda desenhada para que os pacientes recebam o melhor atendimento. Porém, quem consiste na área covid não pode ir para os outros lados – acrescenta Giorgia.
De acordo com a médica, neste final de semana, o Círculo teve dois pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave. Eles realizaram o teste para coronavírus e o resultado deve sair dentro de alguns dias. No boletim epidemiológico do hospital, publicado neste domingo (29), o hospital tinha um suspeito de coronavírus internado e outro na UTI.