Em período de recesso das atividades em diversas cidades do Brasil devido ao coronavírus, a Rio Grande Energia (RGE) decretou a suspensão do corte de energia elétrica, por atraso no pagamento, durante 90 dias em todos os municípios em que atua. A medida começou a valer na quarta-feira (25). Além de residências urbanas, rurais e clientes de baixa renda, o corte está suspenso também para serviços e atividades consideradas essenciais, como os hospitais. Os clientes, no entanto, estão sujeitos a cobranças em decorrência de atraso do pagamento.
Ainda na terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as distribuidoras de energia não têm autorização para o corte do serviço. Outra medida adotada pela Aneel é que as distribuidoras realizem leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou até que não façam. Nesse caso, será considerada a média aritmética do consumo dos últimos 12 meses.
Para ter acesso à conta de luz com mais praticidade e sem precisa sair de casa, os clientes da RGE podem cadastrar uma conta pelo site. O boleto pode ser pago por meio de aplicativos bancários, débito automático ou ainda parcelado pelo cartão de crédito.