O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis arrecadou R$ 6,5 mil entre esta quarta e quinta-feira (26). Uma campanha realizada na página do Facebook da corporação tinha como intuito obter recursos para a compra de uma cápsula de isolamento que facilitará no transporte de pacientes sintomáticos ao coronavírus.
A campanha teve duração de cerca de 14 horas. Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros publicou uma nota de agradecimento informando que haviam atingido o valor necessário. Ao todo, 37 doações foram feitas.
Segundo o comandante da corporação, Edison Rother, o fornecedor da cápsula é o mesmo que produz equipamentos ao Hospital Israelita Albert Einstein, centro que atende diversas pessoas com sintomas de coronavírus em São Paulo. Por isso, a previsão para entrega é de 15 dias, podendo ser mais ou menos, conforme a demanda da fábrica.
A cápsula de isolamento é comumente usada em transporte aéreo de pacientes com doenças infecciosas. O equipamento é dobrável, feito de PCV, com acesso para passagem dos cabos de equipamentos, monitores e dutos para respiradores mecânicos, além de filtros que permitem a saída de ar. Luvas de látex também integram o equipamento, no qual facilitam o atendimento.
Ainda conforme Rother, a corporação tem uma equipe especializada e treinada para casos como este.
– A gente entendeu a importância (do equipamento) porque sabemos que pode ter algum caso confirmado e se necessitar o transporte dessa pessoa, são os bombeiros que fazem aqui na cidade – acrescenta.