As cidades da Serra Gaúcha estão buscando soluções para a vacinação contra a gripe, na Serra Gaúcha, sem gerar concentração de pessoas, tendo por base que o público-alvo desta primeira fase é o de alto risco do coronavírus. Enquanto Bento Gonçalves cancelou a vacinação nos postos de saúde, devido ao crescimento dos casos da covid-19 no município, Farroupilha tem um planejamento especial até para que idosos não saiam dos carros.
Leia mais
Vídeo: Superintendente de hospital de Bento Gonçalves está entre os casos confirmados de coronavírus
Prefeitura anuncia o quinto caso confirmado de coronavírus em Bento Gonçalves
Em Bento, a estratégia é distribuir as primeiras cinco mil doses em um escalonamento por risco e idade. Como o banco de dados da cidade é alto, a secretaria da saúde começará a entrar em contato com os idosos nesta segunda-feira (23). A partir do contato, será marcado uma hora para que as equipes da saúde façam a vacinação nas residências. Num primeiro momento, 30% do público alvo receberá a imunização.
Em Farroupilha, o projeto é o "Pit Stop" da Vacinação. Idosos que chegarem de carro não precisarão desembarcar do veículo para receber a dose. Tendas estarão montadas nos estacionamentos, e assim evita que eles desembarquem e fiquem expostos. Para quem chegar a pé, filas com 1,5 metro de distância entre as pessoas será organizada fora da unidade. Para os acamados, o telefone (054) 3261.1094 estará disponível para marcar um horário.
Nos primeiros dias, a vacinação ocorre nos seguintes postos de Farroupilha: Central, São José, 1º de Maio, América, Monte Pasqual, Medianeira e Cinquentenário.
Em Garibaldi, os idosos também não precisarão sair de casa. A imunização será realizada nos domicílios, começando pelas pessoas acima de 70 anos. Equipes da secretaria da saúde farão o contato diretamente com a população.