Entre as novas atividades e serviços essenciais que devem funcionar durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, mesmo com a adoção de medidas de isolamento e de quarentena pelas autoridades, estão as unidades lotéricas. O decreto publicado nesta quinta-feira (26) pelo Governo Federal, no entanto, ainda não foi aderido pelos estabelecimentos caxienses.
A reportagem do Pioneiro circulou pela região central de Caxias do Sul e encontrou todas as lotéricas fechadas. Uma delas, na Rua Marquês do Herval, exibia um cartaz no portão explicando que estava fechada "por decreto da prefeitura". Outro estabelecimento, na rua Coronel Flores, um recado na porta dizia: "Prezados clientes: reabriremos, provavelmente, em 06/04".
Na última semana, o prefeito Flávio Cassina assinou decreto restringindo o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul, incluindo as lotéricas. Em acordo com os donos das casas lotéricas, a prefeitura deve publicar um decreto nesta sexta-feira (27) permitindo o funcionamento dos estabelecimentos de segunda a sexta, das 9h às 17h.