A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registou um aumento de 1.040% nas aplicações de vacinas contra a febre amarela se comparado a fevereiro do ano passado. De 01 a 15 de fevereiro de 2019 foram 402 aplicações. Já, no mesmo período deste ano, foram 4.586 pessoas imunizadas.
Segundo a Vigilância em Saúde, a população intensificou a procura pela vacina após os registros da doença em humanos em Santa Catarina, já que muitos caxienses veraneiam no Estado vizinho ou viajam a trabalho. Tanto que no Dia D contra o sarampo, no sábado passado, a busca foi maior pela dose contra a febre amarela. Como a vacina é a única forma de prevenção, a procura pela imunização é vista como positiva pela prefeitura.
A secretaria informa que os estoques nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município estão baixos e que já solicitou à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde mais 10 mil doses, que devem chegar nesta sexta-feira (21). Devido ao feriadão de Carnaval, as UBSs estarão fechadas nos dias 24 e 25, retornando ao expediente na quarta-feira (26), ao meio-dia.
A febre amarela é uma doença de evolução rápida. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, dor abdominal, hemorragia e pele amarelada. Pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. No ciclo urbano, o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti.