As unidades básicas de saúde (UBSs) já tiveram o estoque de vacinas contra a febre amarela reposto e devem voltar a fazer as aplicações a partir da quarta-feira ao meio-dia, quando retomam as atividades após o recesso de carnaval.
Leia mais
Procura por vacina contra febre amarela cresce 1040% em Caxias
Mais de 7 mil pessoas imunizadas em Caxias
A grande procura pela imunização nos últimos dias reduziu consideravelmente o estoque nos postos. Segundo a Vigilância em Saúde de Caxias, a população intensificou a busca pela vacina após os registros da doença em humanos em Santa Catarina, já que muitos caxienses veraneiam no Estado vizinho ou viajam a trabalho. Por isso, a Secretaria de Saúde pediu mais vacinas à 5ª Coordenadoria de Regional da Saúde. As caixas com 10 mil doses chegaram ainda na tarde de quinta-feira e começaram a ser distribuídas às 49 unidades do município na sexta.
Conforme a secretaria, cada frasco da vacina tem cinco doses. Após aberto, o uso deve ser em até seis horas. Por isso, as aplicações são feitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h, para evitar o desperdício.
Para ser imunizado, a pessoa deve apresentar o Cartão SUS e a Caderneta de Vacinação. Em caso de perda ou extravio, a pessoa é considerada não vacinada.
A febre amarela é uma doença de evolução rápida. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, dor abdominal, hemorragia e pele amarelada. Pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. No ciclo urbano, o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti.