Chegaram a Caxias do Sul por volta do meio dia desta terça-feira (21), os amigos ciclistas Eduardo Carniel, 28, e Jean Pastro, 37. A dupla saiu de Curitiba ainda no dia 14 com o objetivo de concluir o trajeto de 575 km pedalando uma média de 6h a 7h por dia. Da capital paranaense até a Serra gaúcha, o percurso correu dentro do planejado, inspirando pessoas e rendendo boas lembranças aos ciclistas.
Leia mais
Ciclistas de Curitiba se desafiam em percurso de 570 km até Caxias do Sul
— Foi muito legal receber o apoio das pessoas, tanto pela internet, quanto na estrada. Foi mais prazeroso do que difícil. Em alguns momentos nos vimos ansiosos diante da incerteza de onde dormir, mas tudo sempre se encaminhava — afirma Carniel, o idealizador da aventura.
Por uma motivação pessoal ele decidiu visitar o irmão que mora em Caxias do Sul cumprindo o trajeto de bicicleta. Pastro, amigo de pedalada, o acompanhou na jornada que ocorreu principalmente pela BR-116, com algumas mudas de roupa, suprimentos, equipamentos para acampar e, claro, as bicicletas, rodando sob diferentes climas, sem furar um pneu.
— Entendi como gostar de uma aventura te faz forte pra superar os desconfortos. Isso valeu pra viagem e pra vida. O amor por aquilo que fazemos nos torna mais fortes, nos faz enfrentar as dificuldades com mais tranquilidade — concluiu Carniel.
Os amigos agora pretendem voltar para Curitiba de carro, na carona do irmão de Carniel, que deve partir ainda nesta semana. Além do crescimento pessoal, a aventura foi vinculada à uma arrecadação online de dinheiro para a reforma de uma casa de acolhimento que fica em Recife, Pernambuco. O valor angariado ao longo do trajeto foi de apenas R$ 250, mas doações ainda podem ser feitas até esta quarta-feira (22). Encerrada a campanha, o valor será destinado à Vila Betânia, que também mantém uma campanha online para concluir as reformas.