A taxa média de lotação dos assentos nos aviões que decolam e pousam no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, chega a 80% neste final do ano. Os destinos mais procurados pelos caxienses para embarque são o Rio de Janeiro e a região Nordeste, de acordo com o diretor do aeroporto, Maurício D'Ávila. Diariamente, três voos partem e chegam à cidade.
Para quem deseja viajar sem gastar muito, mas ainda não comprou as passagens, D'Ávila faz um alerta: não deixem para comprar os bilhetes próximo da data de partida, pois é possível que não encontrem valores promocionais, visto que a tendência é de que os preços aumentem quanto mais próximo fica o dia de embarque. Outra orientação é para que as passagens sejam compradas pela internet, onde, normalmente, são mais baratas.
O diretor comenta também que se todos os assentos nos voos que partem de Caxias do Sul se esgotarem até o final do ano, a probabilidade é de que não haja aeronaves extras, considerando que as companhias aéreas estão atendendo regiões com maior demanda.
Ainda segundo o diretor, grande parte dos turistas que chegam em Caxias nesta época do ano não permanecem na cidade.
– A maioria das pessoas desembarcam aqui e têm como destino final Gramado e Canela – explica D'Avila.
Atualmente, duas companhias áreas realizam voos no Hugo Cantergiani, GOL e Azul. As decolagens são para os aeroportos Viracopos e Congonhas, ambos em São Paulo. Dois voos por dia são realizados pela GOL e outro pela Azul, de segunda a sexta-feira e aos domingos.
Em novembro, a Gol encerrou oficialmente as operações para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Segundo D'Avila, o voo era o mais buscado entre os caxienses e atingia taxa média de ocupação entre 85% e 90%.