Devido a problemas na estrutura do prédio, que facilitam a entrada de água em função das chuvas dos últimos dias, a diretoria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atiliano Pinguelo, em Caxias do Sul, precisou usar da criatividade para evitar alagamentos no espaço. Nessa terça-feira (5) foi colocada uma lona em um buraco no teto que funciona como uma espécie de funil, tudo para evitar que baldes fiquem espalhados em meio à circulação de estudantes. Esse prédio que vem sofrendo com goteiras, do antigo Mutirão, serve como escola provisória para os 138 alunos da Atiliano Pinguelo.
A transferência, em abril, ocorreu devido a interdição do espaço localizado no bairro Diamantino. A queda de parte do muro da escola gerou risco para as moradias vizinhas e os alunos tiveram que ser levados para outro local.
Leia mais
VÍDEO: chuva intensa causa queda de árvores, alagamentos, deslizamentos e interdita pontes e estradas na Serra
Após queda de barreira, ERS-122 pode ficar bloqueada ao longo de toda a terça-feira na Serra
Nível do Rio Caí sobe e famílias são retiradas de casa em São Sebastião do Caí
Trânsito está bloqueado na ERS-122 entre São Vendelino e Farroupilha
VÍDEO: Casal é resgatado dentro de arroio em Vila Flores
A diretora da escola, Gláucia Helena Gomes, afirma que percebeu o problema nas calhas no momento em que os alunos foram levados ao local. Ela garante que solicitou o conserto.
— O município nos entregou o espaço dizendo que estaríamos seguros e poderíamos realizar o nosso trabalho com qualidade pedagógica. Desde as primeiras chuvas que aconteceram, a gente viu que tinham muitas goteiras. Fizemos uma solicitação para a Secretaria da Educação para fazer uma revisão nas calhas, que estavam entupidas e com sérios problemas. A secretaria disse que não era possível. Então, nós, de forma improvisada, para evitar que os alunos circulem em meio aos baldes, improvisamos uma lona e fizemos como se fosse um funil, então a água cai nos baldes sem risco dos alunos escorregarem - destaca Gláucia
Ainda de acordo com Gláucia, a Secretaria Municipal de Educação apresentou um projeto para reconstrução total da escola Atiliano Pinguelo na mesma localização no bairro Diamantino. De acordo com ela, a prefeitura informou que a estrutura ficará pronta no mês de agosto de 2020. A reforma terá investimento de R$ 1 milhão.
Contraponto
Contatada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação enviou nota na qual afirma que "não há processo algum nos últimos meses, no setor de infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação (Smed), solicitando revisão de calhas no prédio do antigo Mutirão, onde estão ocorrendo as aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atiliano Pinguelo desde abril." Segundo a pasta, por se tratar de um prédio alugado, o locatário não poderia realizar intervenções na estrutura do prédio.
A nota afirmou ainda que "qualquer questão relacionada à estrutura deve ser prontamente comunicada pela escola à Smed, a qual encaminhará ao proprietário, que deve buscar uma resolução."
Sobre os detalhes do projeto de reconstrução da escola, afirma que "em fase final de ajustes" e vai disponibilizar mais informações quando for finalizado.
Leia também
Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado
Adolescente de 16 anos morre após colidir moto que pilotava contra um caminhão em Vacaria