Você pega a estrada com frequência? Se sim, costuma se deparar com lixo jogado pelo caminho? O problema é que grande parte desses resíduos vai demorar um tempo significativo para desaparecer. 146 mil dias é o período mínimo para um pedaço de plástico, por exemplo, sumir totalmente da natureza, de acordo com o Manual da Educação Consumo Sustentável, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. E essa realidade, infelizmente, provoca danos severos ao meio ambiente.
Leia mais
Prefeitura de Farroupilha irá pagar até R$ 10 mil por mês a organizações que atuarem na reciclagem de lixo
Filhote de animal silvestre é resgatado em Esmeralda, na Serra
Preocupada com esse cenário — e querendo modificá-lo —, uma ONG de Veranópolis está organizando um mutirão de limpeza da BR-470 neste sábado (23). Com o apoio da Companhia Energética do Rio das Antas e da prefeitura do município, a Agentes Multiplicadores do Meio Ambiente (AMMA) convida a comunidade a estar presente na ação, que se inicia às 8h em frente ao Restaurante Giratório. Em caso de chuva, a limpeza será transferida para o dia 30.
Segundo uma das voluntárias da ONG, Joice Nalin, a meta principal é recolher o lixo no trecho de cerca de 16 km entre o restaurante e a Ponte Ernesto Dorneles, sobre o Rio das Antas. Haverá transporte para levar os participantes até os diferentes pontos do trajeto.
Você pode confirmar presença na ação no link do evento no Facebook.