A Comissão Organizadora da Festa da Uva definiu a data de realização do evento. Na próxima edição, em 2021, a Festa ocorre de 12 a 28 de fevereiro, nos Pavilhões, em Caxias do Sul. A confirmação foi feita logo após uma reunião na sede da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, no início da tarde desta segunda-feira (18). Um dos motivos para a antecipação do período foi o Carnaval, que cai no dia 16 de fevereiro (terça-feira) em 2021.
— Acreditamos que desta forma a Festa da Uva pode entrar no roteiro de quem procura alguma alternativa para fugir do Carnaval — explicou a presidente da Comissão, Sandra Randon.
A Festa da Uva 2021 terá o mesmo número de dias que em 2019, quando foi realizada de 22 de fevereiro a 10 de março, ao longo de 17 dias. Ainda não há expectativa de público, mas a organização espera superar a marca de 680 mil visitantes atingida na última edição.
Para o presidente da CIC, Ivanir Gasperin, a edição 2021 poderá ser o pontapé inicial para que a Festa da Uva volte a ser realizada anualmente.
— Em 2020 teremos eleições municipais e, a nossa ideia é desvincular isso da Festa. Queremos firmar o apoio por parte do setor público, não da pessoa que está governando — declarou após a reunião.
Expectativa
O início das inscrições para o concurso de rainha e princesas da Festa da Uva 2021 também abre boas expectativas para a próxima edição do maior e mais tradicional evento caxiense.
— Estamos com uma grande procura, tanto de candidatas, quanto de entidades, desde que abrimos a retirada dos regulamentos — afirma Sandra.
O regulamento pode ser retirado no escritório da Festa Nacional da Uva (Rua Carlos Giesen, 1297, sala térrea, bairro Exposição) e a inscrição pode ser agendada pelo telefone (54) 3207-1133. O prazo termina no dia 18 dezembro e serão recebidas, no máximo, inscrições de 30 candidatas. A escolha das novas soberanas está prevista para maio de 2020.