A direção da Igreja Assembleia de Deus definiu a ampliação para um ano do prazo de ocupação pela prefeitura do prédio que é utilizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Lobos, em Caxias do Sul. No início de outubro, havia sido estipulado um período de quatro meses para que o imóvel fosse devolvido pelo município para a instituição religiosa, que pretendia utilizá-lo para o desenvolvimento de um projeto social.
Leia mais
Igreja solicita sede da UBS do Vila Lobos, em Caxias, e prefeitura busca espaço alternativo
O prédio foi cedido em maio de 2011 por um prazo de 10 anos, por meio de um termo de comodato, sem pagamento de aluguel pela prefeitura, mas podia ser rescindido antes desse período. Com a extensão do prazo, o município tem até o dia 4 de outubro de 2020 para transferir a sede do posto de saúde para outro local na região. A medida foi definida em reunião com membros da Associação de Moradores e da comunidade na última quarta-feira (16).
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Lobos, Tânia Menezes, a decisão aconteceu após o encaminhamento de um abaixo-assinado com centenas de assinaturas para que a ocupação do prédio fosse mantida.
— Temos muito a agradecer à igreja, porque cedeu esse prédio sem custo nenhum de aluguel para o município. A ocupação de qualquer imóvel por esse prazo iria custar bastante à prefeitura — avalia Tânia.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a UBS atende uma população estimada de 2,3 mil pessoas, que vivem nos bairros ou loteamentos Vila Lobos, Vergueiros, Parque Nossa Senhora das Graças e Parque da 5ª Légua. Sem o posto do bairro, a unidade de atendimento mais próxima é a de Galópolis.
A reportagem tentou contato com o administrador da Assembleia de Deus em Caxias do Sul, Nelson Júnior Dutra, que não quis se manifestar sobre o assunto.
A Secretaria da Saúde não informou até 11h desta terça-feira (22) qual será a localização definitiva do posto de referência do bairro.
Leia também
Mais de 2,5 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo em Caxias
Confira oito motivos para visitar Vacaria